Nascido em 1956 em Kanagawa,
Japão, Dan estudou arquitetura na
Universidade de Tóquio e ganhou o
Graduation Design Prize, em 1979.
Por seu trabalho de pós-graduação
na mesma universidade, ele
estudou com o notável Fumihiko
Maki. Dan, em seguida, passou
a completar seu mestrado na
Faculdade de Arquitetura Yale em
1984. Ele fundou sua própria empresa,
Norihiko Dan and Associates, em
Tóquio, em 1986. Atualmente, a
empresa emprega cerca de 15
pessoas, eles se concentram em
arquitetura pública e privado e
design interior, bem como design
de paisagismo, engenharia civil,
design urbano, arte e design de
mobiliário.
Em 2008, Dan recebeu a medalha
ARCASIA Award Gold por seu
exclusivo e progressivo trabalho no
Utoco Limited Muroto Factory. Entre
os vencedores anteriores do prêmio
inclui os usuários do Vectorworks
Atsushi Kitagawara no Japão
e Wong Mun Summ e Richard
Hassell de WOHA em Cingapura.
Dan também foi destaque no
ambicioso projeto “Stock Exchange
of Visions”, que incluí vídeos de
visionários através das disciplinas
falando sobre as suas aspirações
sobre o futuro do planeta.
“Minha parte favorita sobre este
projeto em particular é que ele é meio arquitetura e meio paisagismo,
o que cria um conjunto bonito e
ininterrupto.” – Norihiko Dan
COMPLEXO DE PISCINAS
NISHIKYOGOKU:
A FORMA UNIVERSAL DE
TRABALHO
As visões de Dan são guiados
pelo o que é melhor para o
planeta, e isso é evidente na
sua concepção do Complexo de
Piscinas Nishikyogoku em Kyoto. “Minha parte favorita sobre este
projeto em particular é que é meio
arquitetura e meio paisagismo,
que cria um conjunto bonito e
ininterrupto“, Dan explica. Ele teve
que inventar uma solução criativa
para este local altamente restritivo.
A construção demandou cerca
de 3,0 hectares (30.000 metros
quadrados) de espaço de piso,
e um local de apenas 3,6 hectares
ainda não habitavel. “Se fizéssemos
a construção plana, quase toda a área seria coberto “, observa Dan. O espaço também necessitava de
funcionalidade dupla para acomodar
uma piscina no verão e uma pista de
patinação nos meses de inverno.
Para gerir estas duas instalações,
o prédio precisava de um quarto
mecânico no subsolo. Isto exigiu
a remoção de cerca de 90.000
metros cúbicos de terra, o
equivalente a preencher 3.000
caminhões - altamente ineficiente e
altamente inconveniente para a área
circundante. Desde que o local foi
delimitado por uma área residencial
e congestionavel em Kyoto, Dan e sua equipe pensaram muito sobre
as implicações de transportar o
enorme volume de sujeira.
Para resolver o problema, Dan
passou muito tempo considerando
o próprio local. Ele argumentou que a cada seis metros, o volume da
construção seria igual a 180.000
metros cúbico. “A abordagem do
projeto para a arquitetura moderna
reside na quebra destes 180.000
metros cúbicos em partes, ou para
compô-los, para criar o edifício “, ele começa. Então um golpe
de inspiração. “Se compararmos
este projeto com um curry, a 90.000
metros cúbicos de sujidade seria
o ‘Molho’ e os 180.000 metros
cúbicos de arquitetura seria o de
arroz, carne e legumes “. Então,
nós realmente teríamos 270.000
metros cúbicos de curry no total.
Decidi usar esta idéia como ponto
de partida. “
Ele argumentou que, ele realmente
não removeria a sujeira do local,
mas sim usaria-a novamente no
mesmo local, eles poderiam evitar
danos ao meio ambiente, mesmo
nesta pequena escala. Se a
mistura “curry” era composta de
metade de arquitetura, e metade de
paisagismo, a equipe poderia criar
uma colina verde para equilibrar e
recuperar a área que o prédio tinha
comido. Eles começaram com o “molho”, que poderia modificar o seu
projeto para caber toda a formação
local, assim como curry ou cozido
pode caber em qualquer lugar, não
importa com que forma.
“A forma segue a função”, Dan
continua, citando o aclamado
arquiteto Louis H. Sullivan. “Mas,
se seguirmos a sua teoria atual nas
cidades populosas, inconsistências
e conflitos podem acontecer
em muitas áreas. Chamei essa
arquitetura como curry que mistura
terra uma “forma universal” para
liderar esta solução conceitual
para um estado mais solidificado.
Precisávamos construir a ponte
entre o interno e a lógica externa,
o que significa ‘internos’ requisitos
funcionais, e os ‘externos’ influenciadores como os locais em
torno ou mesmo as montanhas
emoldurando o local a partir de uma
distância. “No projeto Complexo de
piscinas Nishikyogoku, foi tomado
muito cuidado para colmatar essas
lógicas internas e externas.
O resultado foi uma mistura perfeita
de terra e arquitetura. Parte da
estrutura é construída na encosta,
com uma cobertura de telhado verde
que ajuda a regular a temperatura
interna. Uma ampla escadaria de
concreto levando para baixo para a
entrada principal corta um ziguezague
em direção ao centro do
local. Um rim forma fluida em forma
de empurra para cima da terra,
refletindo a grande piscina interior
e a pista de gelo. A luz interior é incrível, filtrada através de vigas de
aço e janelas de vidro volumosos.
Ele empresta um ambiente aberto e
arejado para o grande espaço, que
contém 3.000 assentos amarelos
brilhantes que complementam a água azul brilhante ou gelo brilhando
abaixo. A unidade também possui
um centro de saúde e fitness, assim
como uma local para aprática de
tiro com arco. Dan projetou muitos ângulos agudos e incluíram muitas
curvas que fluem de forma livre,
dando um grande movimento para
o espaço.
Dan e sua equipe usaram o
Vectorworks Architect® para criar
todos os seus projetos desde a
concepção à conclusão. Para o
complexo de piscinas Nishikyogoku,
eles fizeram uso do conjunto
de ferramentas de modelagem
3D, especificamente usando
curvas NURBS para desenhar o
incrível número de formas livres e
superfícies. Eles descobriram que
a facilidade de uso e a eficiência
oferecida pelo programa de design
com foco em ferramentas ajudaram
a aumentar sua produtividade
dramasticamente, e que a tradução
ajudou a vender o projeto para a
cidade.
Dan colaborou com Mitsuru Senda,
fundador do Instituto de Design
Ambiental, sobre a concepção.
Concluído em 2002, o complexo de
piscinas Nishikyogoku foi agraciado
com o Prêmio Prata do IOC / IAKS
(Comitê Olímpico Internacional
/ Associação Internacional para
Instalações Esportivas e de Lazer)
em 2005.
“Nós tentamos trabalhar seriamente
e com alegria em todos os campos
do projeto de arquitetura. Nós
somos inspirados por toda forma
natural de arte - e pela sua própria
existência e, especialmente,
suas histórias interessantes e
complicadas.“ – Norihiko Dan
TRABALHANDO COM ALEGRIA
Norihiko Dan criou muitas obras
notáveis que receberam elogios
do New Taiwan do Concurso
Internacional de Design, como
a Casa de Chá flutuante e a
Sun Moon Lake escritório de
Administração da Secretaria de
Turismo, ada um recebeu
honras e prêmios nos últimos
anos, como o da “Série Landform.” A remodelação do Aeroporto
Internacional de Taoyuan Taiwan
Terminal 1 ganhou o primeiro
prêmio no “Gateway Series” da
competição.
Sua filosofia é simples. “Nós
tentamos trabalhar seriamente e
com alegria em todos os campos do
projeto de arquitetura. Nós somos
inspirados por toda forma natural de
arte - e pela sua própria existência
e, especialmente, suas histórias
interessantes e complicadas. “Dan continua a produzir trabalho
de acordo com sua Teoria da
Forma Universal, ganhando
reconhecimento e melhorando o
mundo em torno dele ao longo do
caminho. |