“Alguns clientes se esforçam para interpretar desenhos 2D e se
sentem mais confortáveis trabalhando com uma imagem 3D,“ explica
Oliver Higgins, Arquiteto & CGI Visualizer na Franklin Ellis.
Trabalhando com visuais em 3D durante a fase do projeto oferece
aos clientes uma oportunidade de dar feedback sobre o design.
“Os clientes sempre comentam sobre os visuais em 3D, que
influenciam as mudanças que fazemos no projeto”, diz Oliver. “As
vantagens para ‘modelar em tempo real’ significa que decisões
cruciais podem ser testados virtualmente antes mesmo de pisar no
local. Em alguns aspectos, ter este visual significa que todo o projeto
e as equipes estão em sintonia trabalhando para o mesmo objetivo;
não há perigo das pessoas interpretarem de forma diferente como no
caso dos desenhos 2D.”
Existe um obstáculo, no entanto, no fornecimento de visuais
3D enquanto o edifício ainda estiver em fase de construção.
Se o seu software CAD não se der bem com o seu software de
visualização, este processo poderá ser mais demorado para
alternar entre as aplicações para fazer as alterações no projeto. Clientes provavelmente pensam que basta pressionar um botão,
mas na realidade é muito mais complexo. Para garantir rapidez nas
visualizações 3D, Franklin Ellis usa a combinação poderosa e bem
integrada do software Vectorworks® com o CINEMA 4D para a
concepção e visualização de edifícios, respectivamente.
A interação do CINEMA 4D com o software Vectorworks inclui a
importação de todos os materiais e luzes, a preservação da estrutura
da cena, e a função de atualização inteligente. Com esta atualização
inteligente, você pode voltar ao Vectorworks a qualquer momento para
modificar o projeto, e em seguida, as alterações serão atualizadas no
CINEMA 4D, sem perder o trabalho já feito anteriormente no software, como a adição de árvores, pessoas e, claro, animação.
“A integração do Cinema 4D com o Vectorworks é extremamente
valiosa para nós, pois permite que o edifício seja refinado no
Vectorworks e constantemente atualizado no CINEMA 4D de forma
simples e rápida”, diz Oliver. Um projeto no qual Franklin Ellis
combinou Vectorworks e Cinema 4D para fornecer gráficos em 3D de
forma rápida, foi durante o processo de design para o novo Centro de
Ciências da Repton School na Inglaterra.
A escola possui ex-alunos notáveis que abrangem todos os
campos, do autor Roald Dahl para o apresentador do programa Top
Gear, Jeremy Clarkson, e Adrian Newey, o projetista que ganhou apenas o campeonato de construtores com três equipes diferentes na
Fórmula 1. O conceito por trás do exclusivo Centro de Ciências foi
localizar as salas de aula, os laboratórios e o auditório em um novo
edifício para que as salas de física, química e biologia ficassem em
espaços adjacentes, fazendo uso de recursos compartilhados, tais
como o TI e as salas técnicas.
“A integração do Cinema 4D com o Vectorworks é extremamente valiosa para nós, pois permite que o
edifício seja refinado no Vectorworks e constantemente
atualizado no CINEMA 4D de forma simples e rápida.” –Oliver Higgins, Franklin Ellis Architects
Recursos adicionais incluem uma ‘caverna de ciência’ multimídia, em
que as estruturas podem ser projetadas em 3D tornando possível
examinar moléculas, canais, órgãos e estruturas intra-celulares
de perto. “Precisávamos produzir uma animação que explicasse
visualmente a função do edifício e ao mesmo tempo, prendesse a
atenção do público”, lembra Oliver.
“Foi decidido desde o início que a animação seguirá uma abordagem
com estilo de storyboard, ao invés de simplesmente reproduzir uma câmera ‘‘voando’’ em torno do espaço. Isso permitiria movimentos
de câmera mais realista, criando um visual em que o usuário
possa se envolver“. Um dos principais desafios da Franklin Ellis
estava em controlar o número de polígonos dentro da cena. Cenas
arquitetônicas são frequentemente feitas com polígonos devido à complexidade de folhagem e outros objetos naturais, juntamente com
as características complexas do próprio edifício.
Um recurso do CINEMA 4D que lhe ajuda a lidar com esta alta
contagem de polígonos é o sistema XRef, que permite uma cena ser
dividida em vários arquivos que são agrupados em um único arquivo
mestre. A cena inteira é acessível através do arquivo mestre, mas
você pode ir em qualquer um dos arquivos individuais referenciados e
fazer as alterações sem a sobrecarga do resto da cena complexa. “O
XRefs permite que arquivos separados possam ser modificados sem
abrandar o arquivo principal”, comenta Oliver. “Cenas foram ligados e
desligados conforme necessário.”
Franklin Ellis também fez bom uso de outras ferramentas que
num primeiro momento não soa como uma ferramenta usada por
um arquiteto, como o sistema de cabelos, que é um dos favoritos
utilizados por designers de personagens.”O sistema de cabelosé um grande trunfo para nós, pois permite a fácil criação de áreas
gramadas sem criar milhões de polígonos na cena”,explica Oliver.
E a ferramenta MoGraph, popular na criação de filmes com gráficos
incríveis, também pode desempenhar um papel na arquitetura. Oliver
revela: “Combinando o MoGraph e o XRefs nos permitiu atualizar
móveis de forma rápida e fácil, como as cadeiras do auditório“.
Agora com a visualização 3D, no desenvolvimento do design,
Franklin Ellis está descobrindo que não é apenas nos edifícios em
si que os clientes estão interessados , mas também nos detalhes
mais finos.”Estamos também recebendo muitas solicitações para
modelar componentes individuais de um edifício, como os sistemas de envidraçamento. Essa modelagem adicional ajuda a explicar os
cruzamentos mais complexos do edifício para clientes e empreiteiros“.
Praticamente qualquer pedido dos clientes podem ser atendidas com
o CINEMA 4D e suas ferramentas 3D, até mesmo fazer um dinossauro
cantar, se o seu cliente realmente quiser um. “O CINEMA 4D é de um
valor inestimável dentro do nosso ambiente de design.
Desde o modelo inicial até a imagem final, o CINEMA 4D oferece
todas as ferramentas de visualização que precisamos, e a cada
versão, ele melhora“, diz Oliver. |