Franklin Ellis Architects
 

 


PROJETANDO EDIFÍCIOS EM TEMPO REAL
 

Empresa: Franklin Ellis Architects
Localização: Bedford, Reino Unido

   
Se você pensava em animações 3D na arquitetura apenas como algo da moda para o departamento de marketing lhe ajudar a vender um prédio novinho em folha que está em vias de ser construído, com direito a champanhe, pense novamente. Sediada no Reino Unido, a empresa Franklin Ellis Architects relata que os clientes esperam agora visuais 3D como parte do processo de concepção em si.
 

“Alguns clientes se esforçam para interpretar desenhos 2D e se sentem mais confortáveis trabalhando com uma imagem 3D,“ explica Oliver Higgins, Arquiteto & CGI Visualizer na Franklin Ellis. Trabalhando com visuais em 3D durante a fase do projeto oferece aos clientes uma oportunidade de dar feedback sobre o design.

“Os clientes sempre comentam sobre os visuais em 3D, que influenciam as mudanças que fazemos no projeto”, diz Oliver. “As vantagens para ‘modelar em tempo real’ significa que decisões cruciais podem ser testados virtualmente antes mesmo de pisar no local. Em alguns aspectos, ter este visual significa que todo o projeto e as equipes estão em sintonia trabalhando para o mesmo objetivo; não há perigo das pessoas interpretarem de forma diferente como no caso dos desenhos 2D.”

Existe um obstáculo, no entanto, no fornecimento de visuais 3D enquanto o edifício ainda estiver em fase de construção.
Se o seu software CAD não se der bem com o seu software de visualização, este processo poderá ser mais demorado para alternar entre as aplicações para fazer as alterações no projeto. Clientes provavelmente pensam que basta pressionar um botão, mas na realidade é muito mais complexo. Para garantir rapidez nas visualizações 3D, Franklin Ellis usa a combinação poderosa e bem integrada do software Vectorworks® com o CINEMA 4D para a concepção e visualização de edifícios, respectivamente.

A interação do CINEMA 4D com o software Vectorworks inclui a importação de todos os materiais e luzes, a preservação da estrutura da cena, e a função de atualização inteligente. Com esta atualização inteligente, você pode voltar ao Vectorworks a qualquer momento para modificar o projeto, e em seguida, as alterações serão atualizadas no CINEMA 4D, sem perder o trabalho já feito anteriormente no software, como a adição de árvores, pessoas e, claro, animação.

“A integração do Cinema 4D com o Vectorworks é extremamente valiosa para nós, pois permite que o edifício seja refinado no Vectorworks e constantemente atualizado no CINEMA 4D de forma simples e rápida”, diz Oliver. Um projeto no qual Franklin Ellis combinou Vectorworks e Cinema 4D para fornecer gráficos em 3D de forma rápida, foi durante o processo de design para o novo Centro de Ciências da Repton School na Inglaterra.

A escola possui ex-alunos notáveis que abrangem todos os campos, do autor Roald Dahl para o apresentador do programa Top Gear, Jeremy Clarkson, e Adrian Newey, o projetista que ganhou apenas o campeonato de construtores com três equipes diferentes na Fórmula 1. O conceito por trás do exclusivo Centro de Ciências foi localizar as salas de aula, os laboratórios e o auditório em um novo edifício para que as salas de física, química e biologia ficassem em
espaços adjacentes, fazendo uso de recursos compartilhados, tais como o TI e as salas técnicas.

“A integração do Cinema 4D com o Vectorworks é extremamente valiosa para nós, pois permite que o edifício seja refinado no Vectorworks e constantemente
atualizado no CINEMA 4D de forma simples e rápida.” –Oliver Higgins, Franklin Ellis Architects

Recursos adicionais incluem uma ‘caverna de ciência’ multimídia, em que as estruturas podem ser projetadas em 3D tornando possível examinar moléculas, canais, órgãos e estruturas intra-celulares de perto. “Precisávamos produzir uma animação que explicasse visualmente a função do edifício e ao mesmo tempo, prendesse a atenção do público”, lembra Oliver.

“Foi decidido desde o início que a animação seguirá uma abordagem com estilo de storyboard, ao invés de simplesmente reproduzir uma câmera ‘‘voando’’ em torno do espaço. Isso permitiria movimentos de câmera mais realista, criando um visual em que o usuário possa se envolver“. Um dos principais desafios da Franklin Ellis estava em controlar o número de polígonos dentro da cena. Cenas arquitetônicas são frequentemente feitas com polígonos devido à complexidade de folhagem e outros objetos naturais, juntamente com as características complexas do próprio edifício.

Um recurso do CINEMA 4D que lhe ajuda a lidar com esta alta contagem de polígonos é o sistema XRef, que permite uma cena ser dividida em vários arquivos que são agrupados em um único arquivo mestre. A cena inteira é acessível através do arquivo mestre, mas você pode ir em qualquer um dos arquivos individuais referenciados e fazer as alterações sem a sobrecarga do resto da cena complexa. “O XRefs permite que arquivos separados possam ser modificados sem abrandar o arquivo principal”, comenta Oliver. “Cenas foram ligados e desligados conforme necessário.”

Franklin Ellis também fez bom uso de outras ferramentas que num primeiro momento não soa como uma ferramenta usada por um arquiteto, como o sistema de cabelos, que é um dos favoritos utilizados por designers de personagens.”O sistema de cabelosé um grande trunfo para nós, pois permite a fácil criação de áreas gramadas sem criar milhões de polígonos na cena”,explica Oliver. E a ferramenta MoGraph, popular na criação de filmes com gráficos incríveis, também pode desempenhar um papel na arquitetura. Oliver revela: “Combinando o MoGraph e o XRefs nos permitiu atualizar
móveis de forma rápida e fácil, como as cadeiras do auditório“.

Agora com a visualização 3D, no desenvolvimento do design, Franklin Ellis está descobrindo que não é apenas nos edifícios em si que os clientes estão interessados , mas também nos detalhes mais finos.”Estamos também recebendo muitas solicitações para modelar componentes individuais de um edifício, como os sistemas de envidraçamento. Essa modelagem adicional ajuda a explicar os cruzamentos mais complexos do edifício para clientes e empreiteiros“.

Praticamente qualquer pedido dos clientes podem ser atendidas com o CINEMA 4D e suas ferramentas 3D, até mesmo fazer um dinossauro cantar, se o seu cliente realmente quiser um. “O CINEMA 4D é de um valor inestimável dentro do nosso ambiente de design. Desde o modelo inicial até a imagem final, o CINEMA 4D oferece todas as ferramentas de visualização que precisamos, e a cada versão, ele melhora“, diz Oliver.

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