LEVANTANDO UM TEMPLO
FLUTUANTE
Bem conhecido e prestigiado, o
escritório de arquitetura Ishibashi,
Tokugawa & Associates está criando ótima impressão no Japão. Situado
em Tóquio, a equipe de cinco
arquitetos recentemente ganhou o
Prêmios de Mérito para o “Prêmio
Cidade de Chiba de Excelência
em Arquitetura” e “The AICA (Aica
Kogyo Company, Limited) Concurso
Jolypate”. O trabalho de Ishibashi e Tokugawa é uma mistura harmoniosa do estilo japonês tradicional e moderna, com a
arquitetura de estilo ocidental.
Entre
outros projetos, a equipe construiu
um templo Tendaishu em Nagoya,
no Japão, que é representante de
uma escola de pensamentos budista.
Chamado de Jigenzan Jyoganji, esta
estrutura honra o estilo tradicional de
templos budistas (e demais estruturas
tradicionais japonesa), com telhados
curvos que se alargam nos cantos.
No entanto, as pesadas vigas de
madeira maciça que normalmente
ancoram o edifício foram substituídas
por outras mais ágeis. A equipe usou
ferro, aço e vidro para criar uma estrutura leve e arejado.
Eles também re-consideraram a
função do templo, atualizando as
comodidades de interiores para
refletir as necessidades modernas.
Os visitantes geralmente se
sentam por longos períodos de
tempo no estilo formal japonês
(seiza), Ishibashi e sua equipe
fizeram o espaço mais confortável,
incorporando um sistema de ar
condicionado e cadeiras. Eles
fizeram um design versátil, de modo
que o templo possa acomodar
concertos e reuniões, assim
como cerimônias de acolhimento religioso.
“Nós projetamos os telhados
utilizando curvas conóide, por isso,
não só tentamos manter elementos
japoneses, mas também criar
novos estilos.”
- Toshihiko Ishibashi
Ishibashi, Tokugawa & Associates,
Architects ganhou o Prêmio AACA
(Associação dos Artistas, artesãos
e arquitetos) pelo projeto
do templo Jigenzan Jyoganji.
Este prêmio é um dos prêmios
mais cobiçados no Japão, e os
beneficiários receberam muitos
aplausos. Usando o software
Vectorworks Architect®, a empresa
criou um telhado inclinado com um
único design inspirado em telhados
históricos queimados. “Nós
projetamos os telhados utilizando
curvas conóide, por isso não só tentei manter elementos japoneses,
mas também tentei criar novos
estilos“, comenta Ishibashi.
Um
dos juízes ficou maravilhado com o
efeito global: “A aparência de telhas
curvas envolvia todo o templo.
A curva é surpreendentemente
fresca e sem precedentes. Eu
engasguei com a beleza da cena
de noite, como o vidro flutuava,
criou um templo de luz na linha de água“. Ishibashi atribui sua vitória
a ”nossos esforços para inspirar o
novo design japonês.“
UMA BASE SÓLIDA
Ishibashi se formou pela Tokyo
University of Science em arquitetura
e engenharia em 1970. Ele
trabalhou para Taisei Corporation
de 1972 até quando ele fundou sua
própria empresa em 1985. Ishibashi
começou a utilizar o software
Vectorworks, em 1991, ao projetar
a sede para a empresa alemã Kärcher, fabricante de sistemas
de limpeza e equipamentos.
Ele imediatamente sentiu os
benefícios do programa, como não ter que repetidamente desenhar
detalhes, em vez disso ele poderia
incidir sobre o quadro maior. “A
funcionalidade do programa ajudou
meu projeto, permitindo-me trabalhar
sobre o conceito e os detalhes ao
mesmo tempo.” Ishibashi continua: “Com o Vectorworks Architect,
passamos a nossa imaginação para
o mundo digital. É simples criar um
esboço no computador e transformá-lo
em um modelo preciso, e somos
capazes de facilmente compartilhar
essa informação com outros
colegas.“ Além disso, a equipe gosta de
trabalhar com múltiplas escalas em
uma única camada. “Ele fornece mais
contexto, e isso faz o nosso processo
ser mais simples e eficiente.” Isso é importante no trabalho de Ishibashi.
Para um arquiteto que consegue
combinar o melhor dos mundos
antigos e novos, mantendo tudo em
contexto e mantendo seus projetos
fresco.
“Eu sempre tenho confiança no
trabalho que o próximo projeto
vai ser o melhor.“ - Toshihiko Ishibashi
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