Daniel Libeskind
 

 


Inspirações
 

Empresa: Daniel Libeskind
Localização: Zurique, Suíça

   
Libeskind era uma criança virtuosa e musical, mesmo ganhando a cobiçada bolsa da Fundação America-Israel Cultural. No entanto, como um jovem adulto, ele mudou seu foco para arquitetura e obteve seu diploma na Cooper Union para o Avanço da Ciência e Arte, em Nova York, em 1970, e seu diploma de pós-graduação em História e Teoria da Arquitetura
na Universidade de Essex, na Inglaterra, dois anos depois.
 

Depois de muitos anos como professor e teórico de arquitetura, Libeskind finalmente viu o seu primeiro projeto realizado com 52 anos de idade em 1998, do Felix Nussbaum Haus, em Osnabrück, Alemanha e, em 1999 ele ganhou destaque internacional por sua concepção do Museu Judeu em Berlim. Mais recentemente, ele ganhou respeito e atenção internacional quando foi nomeado planejador mestre para a reconstrução do World Trade Center em Nova York em 2003. Seu trabalho foi reconhecido na revista Time de “O Melhor do Design Awards 1998.”

Libeskind e sua esposa, Nina, fundaram o Studio Daniel Libeskind em 1989 em Berlim. Ao ganhar o concurso World Trade Center, o Studio Daniel Libeskind (SDL) mudou sua sede para sua localização atual em Nova York, duas quadras ao sul do original World Trade Center, em Manhattan. Em 2003, ele também abriu o Architekt Daniel Libeskind AG (ADL) em Berna, Suíça, para criar o projeto de Westside, em Berna-Brunnen e também para lidar com o seus negócios que cresceram na Europa. Mudou-se para Zurique em 2004, sua empresa agora emprega entre 10 e 40 pessoas. Libeskind também mantém um escritório em Milão, Itália. Libeskind e sua empresa criaram uma grande variedade de obras, desde
pequenas a grandes projetos. Seu trabalho realizado inclui a criação de espaços públicos e privados, bem como objetos e projetos com foco em tecnologia da informação.

Notavelmente, a empresa tem atraído a atenção internacional para os seus museus impressionantes e desenhos urbanos espetaculares. Libeskind muitas vezes fornece o esboço inicial artístico em tinta para suas equipes de design, que, então, trabalhar com CAD / BIM e modelos 3D. Com seus projetos extraordinários, ele se tornou um ícone para a próxima geração de arquitetos, bem como para aqueles que estão criando o futuro das cidades e da cultura.

“O fundamental para o meu pensamento e motivação é que os edifícios e projetos urbanos são criados com energia humana perceptível e que falam com a maior comunidade cultural em que elas são construídas.” - Daniel Libeskind

O amor voraz de Libeskind pelas artes impregna seus projetos inovadores e simboliza com a filosofia, arte, literatura e música, é o que mais o inspira. O processo de Libeskind é ao mesmo tempo esclarecedor e misterioso. Ele diz, “Como eu sei o que desenhar? As pessoas sempre me perguntam isso, e eu nunca tenho certeza de como responder, porque a minha abordagemé menos ortodoxa, e mesmo que eu nem sempre entenda o processo. Às vezes, meus pensamentos são acionados por uma peça de música ou poema, ou simplesmente pela maneira como a luz incide sobre uma parede.

Minha filosofia de design é baseado no meu ponto de vista de que a arquitetura em si é comunicativa. Cada um dos meus edifícios conta uma história única e especial refletindo tanto o conteúdo programático como da singularidade do lugar. O fundamental para o meu pensamento e motivação é que os edifícios e projetos urbanos são criados com energia humana perceptível e que falam com a maior comunidade cultural em que elas são construídas.“

“Westside foi realmente inspirado pelo filme de 1941 dos irmãos Marx “The Big Store”. Eles se movem em uma loja, e depois de fechar a loja, eles começam a usar as camas e a cozinha. Eu pensei: ‘Essa é a idéia certa. “As pessoas devem viver lá. Não deve ser apenas uma experiência. As pessoas devem possuí-lo emocionalmente e intelectualmente. Eles devem sentir que estão em sua casa.” - Daniel Libeskind

O SHOPPING E CENTRO DE LAZER WESTSIDE: O DESTINO DENTRO DE UM DESTINO

Abrangendo mais de 120.000 metros quadrados, o Shopping e Centro de Lazer Westside é mais do que um local para recreação, é uma cidade em si. No momento da sua criação em 2005, era o maior lugar de construção privada na Suíça.
Localizado em Bern-Brunnen, o projeto premiado inclui 55 lojas, 10 restaurantes e bares, um hotel, um cinema multiplex, um residencial sênior e um centro de bem-estar.

O mix de serviços garante que o centro seja ativo dia e noite. Libeskind teve a idéia de uma fonte improvável, os Irmãos Marx. Ele explica: “Westside foi realmente inspirado pelo filme de 1941 dos irmãos Marx “The Big Store”. Eles se movem em uma loja, e depois de fechar a loja, eles começam a usar as camas e a cozinha. Eu pensei: ‘Essa é a idéia certa. “As pessoas devem viver lá. Não deve ser apenas uma experiência. As pessoas devem possuí-lo emocionalmente e intelectualmente. Eles devem sentir que estão em sua casa.“

O Westside foi concebido em um esquema de design chamado “Nexus”, a palavra latina para “conexão.” Ele funciona como uma cidade independente ligado ao ambiente externo, mas também é auto-suficiente e organizado. Vinculada a rede de transporte do BERNMOBIL, Westside também tem o seu próprio tráfego completamente integrado e com sistema de estacionamento, anexa ao imobiliário principal logo acima da auto-estrada A1, criando um portal para a cidade.

Também é engenhosamente integrado ao clima, com efeitos naturais, como uma fachada de madeira multi-camadas Robinia que espelha a paisagem rural a oeste. A planta possui ângulos retos rígidos que são suavizados por paredes
inclinadas. Há quartos superiores e inferiores de gesso branco, vielas abertas, e duas praças que marcam a passagem do tempo com as sombras de seus cortes no telhado. Uma praça representa o dia, e se abre para a paisagem.

O outro é a noite, conectando-se tanto o cinema e hotel e oferecendo espaço para refeições e vida noturna. Blocos de cristal no centro comercial, plataformas verticais, passando através dos ângulos retos recebem luz natural. À noite, estes acendem-se, então desaparece a construção e os cortes se tornar o design. A equipa de design da ADL realiza as visões de Libeskind usando o software Vectorworks Architect®, tanto no desenvolvimento de design à suas fases de construção
do documento.

Para Westside, eles usaram o software para gerar a base para os modelos físicos de trabalho, seguido de desenhos de construção altamente detalhados. Desde que o projeto era um espaço de uso misto com uma grande variedade de
funções, objetos inteligentes do programa Vectorworks do BIM, tais como paredes, portas, espaços e da vasta gama de elaboração de símbolos de biblioteca foram especialmente úteis. A equipe do projeto também gostou da interface do aplicativo confiável para a troca de modelos e dados com outros programas. “Westside é, sem dúvida, moldado de forma impressionante. Essa foi também a intenção das tendências e deve ser capaz de mudar a forma física do local sendo obrigado a se ajustar a elas “, observa Libeskind.

O projeto foi inaugurado com um sucesso estrondoso. Westside recebeu um recorde de 1,5 milhões de visitantes nos três meses após sua inauguração, em outubro de 2008. O projeto ganhou o primeiro prêmio no Troféu Rigips 2010, bem como o Prêmio 2010 Prime Property. A joint venture entre a ADL e Burckhardt & Partner com Rhomberg Bau AG / AG Strabag, o Shopping Westside e Centro de lazer tornou-se um destino em seu próprio destino.

O TEATRO E CENTRO CULTURAL GRAND CANAL SQUARE EM DUBLIN: FAZENDO UMA ENTRADA

Libeskind tem um talento especial para a criação de espaços dramáticos, então quando ele ganhou a concorrência para
projetar o centro cultural para ancorar o remodelado Dublin Harbor, em 2003, ele ampliou o conceito de teatro para além do edifício, formando várias etapas que constroem a um pico. Por exemplo, a praça beira-rio urbano que cria uma grande entrada é um palco próprio, emoldurado por um hotel de cinco estrelas e residências de um lado e prédio
de escritórios do outro.

De seu terraço, temos a vista do Dublin Harbor. O teatro de 10.870 metros quadrados, é um cenário dramático e plataforma de observação para as praças ao ar livre, que podem acolher reuniões e outros eventos públicos. O lobby multinível se eleva acima da praça, estabelecendo um outro estágio que é iluminada à noite e leva para o teatro, a mais grandiosa de todas as fases. Com 2.100 lugares, pode mostrar produções musicais que vão desde shows amplificados para óperas e balés.

Conectando o cais Liffey e a Praça do Grand Canal, o desenvolvimento também inclui 34,839 metros quadrados de espaço, escritórios sustentáveis e espaço para varejo. Suas fachadas gêmeas possuem vidros de
átrios e coberturas ajardinadas, e proporciona espaços para trabalhos de arte. O teatro, que é a peça central, é construído a partir de betão armado em aço, com painéis de aço inoxidável de chuva e tela que apresentam tiras de alto
desempenho de vitrificação. A parede de cortina também tem alto desempenho com vidro e poliéster exposto, com revestimento em pó, pré-fabricados de caixa de aço. Quando o teatro foi inaugurado em 2010, a ADL ganhou o Real Estate Award (REA) “Best European Scheme” e o Troféu Saint-Gobain Gyproc 2010 em “Inovação” para o seu trabalho.

Para projetos como este, Libeskind se baseia em modelos de trabalho criados a partir de seus esboços iniciais. As equipes de projeto de arquitetura geram modelos 3D no computador e, em seguida, transformam em modelos físicos
usando um cortador de laser. Os modelos são montados e, muitas vezes produzidos em diferentes cenários para otimizar as formas e as colocações dos edifícios.

Para o Grand Canal Square e o espaço público, a ADL Architekt teve a conveniência de referenciar o programa Vectorworks no grupo de trabalho. Isso lhe permite estabelecer e manter padrões de escritório, porque pode ligar tudo a
uma biblioteca de símbolos mestre. Isso cria um fluxo de trabalho livre de erros entre os membros da equipe que torna o trabalho em conjunto mais fácil. A ADL considera o software Vectorworks como a ferramenta de design mais eficiente para organizar símbolos e mantê-los limpos.

A visão de Libeskind neste projeto era construir “uma forte presença cultural expressa em volumes dinâmicos e esculpidos para projetar um fluido público e diálogo transparente com o entorno cultural, comercial e residencial, ao mesmo tempo comunicar as várias forças internas do teatro. Esta composição cria um ícone que espelha a alegria
e o drama emblemático de Dublin em si.“

“Eu acho que tudo de bom que é produzido no mundo é produzido através
do amor. Você está no amor com singularidade [de um lugar]; portanto,
você não pode simplesmente tratá-lo como uma mercadoria e fazer algo
sobre ele que pode ser feito em qualquer outro lugar você tem que fazer
algo que se desenvolve a partir das raízes do lugar. . . é uma evolução. . .
você tem que começar com uma visão, com uma comunidade, com
emoção. . .e, como o tempo, encarná-lo. . .em cada detalhe do edifício. “
—Daniel Libeskind

PENSAMENTO DO LIBESKIND

Da sua evolução no pensamento ao longo dos anos, Libeskind observa: “Eu não diria que a minha filosofia mudou, mas sim a evolução tecnológica, política, cultura e experiência pessoal, tudo contribui para suas novas perspectivas. Estou ativamente envolvido na concepção de edifícios que são capazes de transmitir, de uma forma excitante e inovadora, um
material histórico e cultural para um público contemporâneo utilizando a mais recente tecnologia do século vinte e um.“
É um futuro emocionante, e Libeskind espera continuar a criar espaços mais interessantes.

“Acho que há um renascimento na arquitetura atual. Mais pessoas estão interessadas em arquitetura e em seu valor cultural, especialmente com relação às questões sustentáveis e ecológicas, criando um padrão mais elevado para o campo. O senso do público de conscientização e envolvimento é um benefício para todos nós“, observa ele. Quando mais pessoas são apaixonadas por arquitetura, então ele pode ser melhor percebido e melhor apreciado. O trabalho de Libeskind, também, tem inspirado gerações futuras para abraçar a arquitetura. E, isso é algo lindo.

O Trabalho de Danel Libeskind foi destaque na capa de Revista Time, Newsweek, Architectural Record, e do Jornal Wall Street, entre outras publicações

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