Depois de muitos anos como
professor e teórico de arquitetura,
Libeskind finalmente viu o seu
primeiro projeto realizado com 52
anos de idade em 1998, do Felix
Nussbaum Haus, em Osnabrück,
Alemanha e, em 1999 ele ganhou
destaque internacional por sua
concepção do Museu Judeu
em Berlim. Mais recentemente,
ele ganhou respeito e atenção
internacional quando foi nomeado
planejador mestre para a
reconstrução do World Trade
Center em Nova York em 2003. Seu
trabalho foi reconhecido na revista
Time de “O Melhor do Design
Awards 1998.”
Libeskind e sua esposa, Nina,
fundaram o Studio Daniel Libeskind
em 1989 em Berlim. Ao ganhar o
concurso World Trade Center, o
Studio Daniel Libeskind (SDL) mudou
sua sede para sua localização atual
em Nova York, duas quadras ao sul
do original World Trade Center, em
Manhattan. Em 2003, ele também
abriu o Architekt Daniel Libeskind
AG (ADL) em Berna, Suíça, para
criar o projeto de Westside, em
Berna-Brunnen e também para lidar
com o seus negócios que cresceram
na Europa. Mudou-se para Zurique
em 2004, sua empresa agora
emprega entre 10 e 40 pessoas.
Libeskind também mantém um
escritório em Milão, Itália. Libeskind
e sua empresa criaram uma
grande variedade de obras, desde
pequenas a grandes projetos. Seu
trabalho realizado inclui a criação
de espaços públicos e privados,
bem como objetos e projetos com
foco em tecnologia da informação.
Notavelmente, a empresa tem
atraído a atenção internacional para
os seus museus impressionantes e
desenhos urbanos espetaculares.
Libeskind muitas vezes fornece
o esboço inicial artístico em tinta
para suas equipes de design, que,
então, trabalhar com CAD / BIM e
modelos 3D. Com seus projetos
extraordinários, ele se tornou um ícone para a próxima geração de
arquitetos, bem como para aqueles
que estão criando o futuro das
cidades e da cultura.
“O fundamental para o meu
pensamento e motivação é que
os edifícios e projetos urbanos
são criados com energia humana
perceptível e que falam com a
maior comunidade cultural em que
elas são construídas.” - Daniel Libeskind
O amor voraz de Libeskind pelas artes impregna seus projetos
inovadores e simboliza com a filosofia,
arte, literatura e música, é o que mais
o inspira. O processo de Libeskind é ao mesmo tempo esclarecedor e
misterioso. Ele diz, “Como eu sei o
que desenhar? As pessoas sempre
me perguntam isso, e eu nunca
tenho certeza de como responder,
porque a minha abordagemé menos ortodoxa, e mesmo que eu
nem sempre entenda o processo. Às vezes, meus pensamentos são
acionados por uma peça de música
ou poema, ou simplesmente pela maneira como a luz incide sobre
uma parede.
Minha filosofia de
design é baseado no meu ponto
de vista de que a arquitetura
em si é comunicativa. Cada um
dos meus edifícios conta uma
história única e especial refletindo
tanto o conteúdo programático
como da singularidade do lugar.
O fundamental para o meu
pensamento e motivação é que
os edifícios e projetos urbanos
são criados com energia humana
perceptível e que falam com a
maior comunidade cultural em que elas são construídas.“
“Westside foi realmente
inspirado pelo filme de 1941 dos
irmãos Marx “The Big Store”. Eles
se movem em uma loja, e depois de
fechar a loja, eles começam a usar
as camas e a cozinha. Eu pensei: ‘Essa é a idéia certa. “As pessoas
devem viver lá. Não deve ser apenas uma experiência. As pessoas
devem possuí-lo emocionalmente e intelectualmente. Eles devem sentir
que estão em sua casa.” - Daniel Libeskind
O SHOPPING E CENTRO DE LAZER WESTSIDE:
O DESTINO DENTRO
DE UM DESTINO
Abrangendo mais de 120.000 metros
quadrados, o Shopping e Centro de Lazer Westside é mais do que
um local para recreação, é uma
cidade em si. No momento da sua
criação em 2005, era o maior lugar
de construção privada na Suíça.
Localizado em Bern-Brunnen, o
projeto premiado inclui 55 lojas, 10 restaurantes e bares, um hotel, um
cinema multiplex, um residencial
sênior e um centro de bem-estar.
O mix de serviços garante que
o centro seja ativo dia e noite.
Libeskind teve a idéia de uma fonte
improvável, os Irmãos Marx. Ele
explica: “Westside foi realmente
inspirado pelo filme de 1941 dos
irmãos Marx “The Big Store”. Eles
se movem em uma loja, e depois de
fechar a loja, eles começam a usar
as camas e a cozinha. Eu pensei: ‘Essa é a idéia certa. “As pessoas
devem viver lá. Não deve ser apenas uma experiência. As pessoas
devem possuí-lo emocionalmente e intelectualmente. Eles devem sentir
que estão em sua casa.“
O Westside foi concebido em um
esquema de design chamado “Nexus”, a palavra latina para “conexão.” Ele funciona como uma
cidade independente ligado ao
ambiente externo, mas também é auto-suficiente e organizado.
Vinculada a rede de transporte do
BERNMOBIL, Westside também tem
o seu próprio tráfego completamente
integrado e com sistema de
estacionamento, anexa ao imobiliário
principal logo acima da auto-estrada
A1, criando um portal para a cidade.
Também é engenhosamente
integrado ao clima, com efeitos
naturais, como uma fachada de
madeira multi-camadas Robinia que
espelha a paisagem rural a oeste.
A planta possui ângulos retos rígidos
que são suavizados por paredes
inclinadas. Há quartos superiores e
inferiores de gesso branco, vielas
abertas, e duas praças que marcam a
passagem do tempo com as sombras
de seus cortes no telhado. Uma
praça representa o dia, e se abre
para a paisagem.
O outro é a noite,
conectando-se tanto o cinema e hotel
e oferecendo espaço para refeições
e vida noturna. Blocos de cristal
no centro comercial, plataformas
verticais, passando através dos ângulos retos recebem luz natural. À noite, estes acendem-se, então
desaparece a construção e os
cortes se tornar o design.
A equipa de design da ADL realiza
as visões de Libeskind usando
o software Vectorworks Architect®, tanto no desenvolvimento de
design à suas fases de construção
do documento.
Para Westside,
eles usaram o software para
gerar a base para os modelos físicos de trabalho, seguido de
desenhos de construção altamente
detalhados. Desde que o projeto
era um espaço de uso misto
com uma grande variedade de
funções, objetos inteligentes do
programa Vectorworks do BIM, tais
como paredes, portas, espaços
e da vasta gama de elaboração
de símbolos de biblioteca foram
especialmente úteis. A equipe do
projeto também gostou da interface do aplicativo confiável para a troca
de modelos e dados com outros
programas. “Westside é, sem dúvida, moldado
de forma impressionante. Essa foi
também a intenção das tendências
e deve ser capaz de mudar a forma
física do local sendo obrigado a se
ajustar a elas “, observa Libeskind.
O projeto foi inaugurado com um
sucesso estrondoso. Westside recebeu um recorde de 1,5 milhões
de visitantes nos três meses após
sua inauguração, em outubro de
2008. O projeto ganhou o primeiro
prêmio no Troféu Rigips 2010,
bem como o Prêmio 2010 Prime
Property. A joint venture entre a
ADL e Burckhardt & Partner com
Rhomberg Bau AG / AG Strabag,
o Shopping Westside e Centro de
lazer tornou-se um destino em seu
próprio destino.
O TEATRO E CENTRO CULTURAL GRAND CANAL
SQUARE
EM DUBLIN:
FAZENDO UMA ENTRADA
Libeskind tem um talento especial
para a criação de espaços
dramáticos, então quando ele
ganhou a concorrência para
projetar o centro cultural para
ancorar o remodelado Dublin
Harbor, em 2003, ele ampliou o
conceito de teatro para além do
edifício, formando várias etapas
que constroem a um pico. Por
exemplo, a praça beira-rio urbano
que cria uma grande entrada é um palco próprio, emoldurado
por um hotel de cinco estrelas e
residências de um lado e prédio
de escritórios do outro.
De seu
terraço, temos a vista do Dublin
Harbor. O teatro de 10.870 metros
quadrados, é um cenário dramático
e plataforma de observação
para as praças ao ar livre, que
podem acolher reuniões e outros eventos públicos. O lobby multinível
se eleva acima da praça,
estabelecendo um outro estágio
que é iluminada à noite e leva para
o teatro, a mais grandiosa de todas
as fases. Com 2.100 lugares, pode
mostrar produções musicais que
vão desde shows amplificados para óperas e balés.
Conectando o cais Liffey e
a Praça do Grand Canal, o
desenvolvimento também inclui
34,839 metros quadrados de
espaço, escritórios sustentáveis e
espaço para varejo. Suas fachadas
gêmeas possuem vidros de
átrios e coberturas ajardinadas, e
proporciona espaços para trabalhos
de arte. O teatro, que é a peça
central, é construído a partir de
betão armado em aço, com painéis
de aço inoxidável de chuva e
tela que apresentam tiras de alto
desempenho de vitrificação. A
parede de cortina também tem alto
desempenho com vidro e poliéster
exposto, com revestimento em pó,
pré-fabricados de caixa de aço. Quando o teatro foi inaugurado em
2010, a ADL ganhou o Real Estate
Award (REA) “Best European
Scheme” e o Troféu Saint-Gobain
Gyproc 2010 em “Inovação” para o
seu trabalho.
Para projetos como este, Libeskind
se baseia em modelos de trabalho
criados a partir de seus esboços
iniciais. As equipes de projeto de arquitetura geram modelos 3D
no computador e, em seguida,
transformam em modelos físicos
usando um cortador de laser. Os
modelos são montados e, muitas
vezes produzidos em diferentes
cenários para otimizar as formas
e as colocações dos edifícios.
Para o Grand Canal Square e o
espaço público, a ADL Architekt
teve a conveniência de referenciar
o programa Vectorworks no grupo
de trabalho. Isso lhe permite
estabelecer e manter padrões de
escritório, porque pode ligar tudo a
uma biblioteca de símbolos mestre.
Isso cria um fluxo de trabalho
livre de erros entre os membros da equipe que torna o trabalho
em conjunto mais fácil. A ADL
considera o software Vectorworks
como a ferramenta de design mais
eficiente para organizar símbolos e
mantê-los limpos.
A visão de Libeskind neste projeto
era construir “uma forte presença
cultural expressa em volumes
dinâmicos e esculpidos para
projetar um fluido público e diálogo
transparente com o entorno cultural,
comercial e residencial, ao mesmo
tempo comunicar as várias forças
internas do teatro. Esta composição
cria um ícone que espelha a alegria
e o drama emblemático de Dublin
em si.“
“Eu acho que tudo de bom que é produzido no mundo é produzido através
do amor. Você está no amor com singularidade [de um lugar]; portanto,
você não pode simplesmente tratá-lo como uma mercadoria e fazer algo
sobre ele que pode ser feito em qualquer outro lugar você tem que fazer
algo que se desenvolve a partir das raízes do lugar. . . é uma evolução. . .
você tem que começar com uma visão, com uma comunidade, com
emoção. . .e, como o tempo, encarná-lo. . .em cada detalhe do edifício. “
—Daniel Libeskind
PENSAMENTO DO LIBESKIND
Da sua evolução no pensamento ao
longo dos anos, Libeskind observa: “Eu não diria que a minha filosofia
mudou, mas sim a evolução
tecnológica, política, cultura e
experiência pessoal, tudo contribui
para suas novas perspectivas.
Estou ativamente envolvido na
concepção de edifícios que são
capazes de transmitir, de uma
forma excitante e inovadora, um
material histórico e cultural para um
público contemporâneo utilizando a
mais recente tecnologia do século
vinte e um.“
É um futuro emocionante, e
Libeskind espera continuar a
criar espaços mais interessantes.
“Acho que há um renascimento
na arquitetura atual. Mais
pessoas estão interessadas em
arquitetura e em seu valor cultural,
especialmente com relação às
questões sustentáveis e ecológicas,
criando um padrão mais elevado
para o campo. O senso do público
de conscientização e envolvimento é um benefício para todos nós“,
observa ele. Quando mais pessoas
são apaixonadas por arquitetura,
então ele pode ser melhor
percebido e melhor apreciado. O
trabalho de Libeskind, também, tem
inspirado gerações futuras para
abraçar a arquitetura. E, isso é algo
lindo.
O Trabalho de Danel Libeskind foi
destaque na capa de Revista Time,
Newsweek, Architectural Record, e
do Jornal Wall Street, entre outras
publicações |