Christien Methot
 

 

Desenterrando tesouros para iluminar
 

Empresa: Design One Corporation
Localização: Nova York, Estados Unidos

   
Por mais de vinte anos, Christien Methot criou ambientes comerciais e residenciais, teatros, broadcast, cinema, música, arte, comércio, moda e eventos corporativos. O trabalho de Methot tem iluminado a Cidade Proibida, em Pequim,
enseadas sombrias de históricos piratas, e até mesmo iluminou algumas das maiores estrelas do figura mundial de patinação.
 

Methot trabalhou durante vários anos como freelance de designer de iluminação para um teatro em Nova York depois de receber se tornar Bacharel em Belas Artes na Purchase College State University de Nova York. Ele formou uma empresa de design de iluminação e de produção, em 1996. Seus clientes incluem Disney, Paramount Pictures, Target, e Tommy Hilfiger, e seu trabalho tem sido destaque em revistas como InStyle,Lighting& Sound America, Projection, Lights and Staging News (PLSN), New York Magazine e o The West Australian. O seu design já ganhou o Prêmio de Engenharia da Iluminação da Society of Merit em 2009 pelo seu trabalho no St. James Church em Manhattan e tem sido reconhecido pela sua excelência em vários outros projetos.

Crescendo em New Haven, Connecticut, Methot teve sorte o suficiente para perceber sua vocação em uma idade jovem. “Foi libertador saber o que eu queria fazer isso mais cedo”, diz. Ele trabalhou em estreita colaboração com o grupo de teatro de New Haven e conheceu seu mentor, Jamie Burnett, o seu diretor técnico de Belas Artes do ensino médio. Methot trabalhou como assistente de Burnett, colaborando com os projetos de luz em New Haven, incluindo cabarés,
espetáculos de dança, e outros. “Ele me apresentou a um monte de contatos que promoveram a minha compreensão das artes em geral”, explica Methot. Estando tão perto da Universidade de Yale foi também uma dádiva, pois foi exposto a uma variedade de artistas talentosos.

LANÇANDO UMA NOVA LUZ EM UM JARDIM ANTIGO

Quando uma mudança de última hora na equipe deu a Methot o convite da sua vida em 2004, ele saltou sobre ela. O departamento do Museu do Palácio, que supervisiona os 720.000 metros quadrados da Cidade Proibida de Pequim, estava planejando a reconstrução do edifício cinco estrelas Jian Fu Garden que tinha sido queimado durante a Revolução Cultural de 1966-1976. Eles queriam que os prédios atendessem as especificações exatas do original do lado de fora,
mas deu ao arquiteto a licença criativa para Methot criar seu próprio espaço e ambiente no interior. Durante cinco semanas, que incluía o tempo para a vistoria do local, Methot criou uma iluminação para o espaço de forma elegante e flexível ao multiuso. “Foi um processo incrível”, lembra ele. “Estar na Cidade Proibida de Beijing foi surpreendente.

Caminhamos sobre este fantástico local e havia todas essas lanternas de 1400 anos. Passamos a maior parte do dia atrás destas lanternas e tirando fotos. Foi lindo.” Methot e seu colega simplificou o estilo das lanternas e depois trabalhou nos de materiais mais modernos, trazendo séculos de história viva.

REVIVENDO A VIDA DOS PIRATAS

Em outro projeto histórico, Methot ajudou a iluminar o St. Augustine Pirate & Treasure Museum, em St. Augustine, FL. um empresário bem sucedido, Pat Croce, decidiu transferir seu museu de sua antiga casa em Key West, FL, e selecionou
um novo cais ao longo da via histórica, via que dá a um antigo Forte. St. Augustine é a cidade mais antiga os EUA, e possui uma história rica e variada, repleta de histórias de piratas. Durante as escavações do novo local, a equipe encontrou vários artefatos piratas autênticos, que foram adicionados ao museu de coleta da maior coleção inspirada
em piratas no mundo, que também inclui o mosquete bacamarte do Barba Negra e uma das duas bandeiras de Jolly Roger.

Para Methot, o projeto se baseou em sua experiência em iluminação de varejo, bem como no teatro. “Esses dois mundos são, por um lado técnico e outro muito criativa, então eu pensei que era uma mistura muito legal por essas razões”, explica ele. Com sua experiência, Methot ajuda os visitantes a experimentar o autêntico mundo dos piratas - o
aglomerado do século 17 infestado de piratas, Port Royal, na Jamaica; Os aposentos mofados do capitão e o principal deck rústico de um navio pirata. “Para cada local diferente, a iluminação necessária para ser dramática e precisava ser única para ajudar a transportar os participantes do museu para esses locais diferentes”, diz Methot.

Como usuário do software Vectorworks® por mais de 15 anos, Methot utiliza o programa Vectorworks Spotlight para criar os seus planos. Como o gerente do projeto de construção usava um software diferente e os planos mudaram em uma base diária, Methot consistentemente importava os desenhos do gerente. “O fato do Vectorworks me permitir
continuar a trabalhar com um desenho de iluminação que eu tinha desenvolvido e simultaneamente ser capaz de trazer as mudanças de alguém, me permitiu facilmente acompanhar as mudanças.” Trabalhando em um espaço relativamente pequeno, com um prazo apertado, essa eficiência foi fundamental.

“... os designers trazem um monte de grandes idéias para a mesa e normalmente são ótimas e isso é muito bom, mas a realidade é que, em um design de iluminação e no design de produção ainda estamos em uma indústria de serviços; ainda precisamos ouvir os nossos clientes e realmente tentar muito especificamente resolver o problema para eles.“ – Christien Methot

PATINANDO NO AR

Na sua primeira incursão como designer de produção para a televisão aberta, Methot supervisionou o “The Caesars
Tribute: A Salute to the Golden Age of American Skating,”, que teve lugar no Boardwalk Hall em Atlantic City, NJ. caracterizou muitos dos grandes nomes do skate, como Peggy Fleming, Scott Hamilton, Nancy Kerrigan, e outros. Depois
um pequeno orçamento mudou os parâmetros do programa, Methot baseou-se em sua criatividade, para selecionar peças escultóricas e mobiliário rentáveis que eram mais respeitadores ao ambiente ambiente. “Fomos ensinados nas
aulas da faculdade de design para escolher o pêssego perfeito no prato perfeito, não vão ao mar“, diz ele. “Queremos estar lá em apoio do show, não ser o show. “Methot usou seu software de CAD para colocar para fora todos os componentes no palco, incluindo o grande ponto focal, a tela de vídeo.

Com as ferramentas do Vectorworks, ele calculou o tamanho da tela e a localização do projetor baseado no tamanho de
sua lente. “É uma ferramenta muito precisa para descobrir como a lente será projeta. Eu sabia exatamente onde estacionar o elevador de corte ... para ser capaz de fazer projeção de trás para o show “, diz Methot. E ele não se importava em fazer alterações. “Quando eles disseram, ‘Ah, e quanto a isso?” A resposta era:’ Não tem problema. Me dê uma hora. “Eu me sinto tão confortável com o software, que eu acabava dizendo, ‘Me dê uma hora”, em oposição a “uma semana”. Venho usando o programa por tanto tempo e as ferramentas são tão intuitiva que eu sou capaz de criar praticamente o que eu quiser. “Methot acredita que o trabalho em 3D também mudou o seu negócio. “Agora eu
apresento todos os projetos em 2D e 3D. A apresentação em 3D definitivamente ajudou a agilizar o processo, tanto quanto as pessoas serem capazes de decidir se gostaram das escolhas que eu estou apresentando ou não.

A grande coisa sobre Spotlight com Renderworks® é que os programas me permitem a pensar como um designer de iluminação e obter iluminação realista como parte da minha renderização. Acho que a iluminação realista realmente faz
uma boa renderização“, diz ele. A filosia de Methot é simples. Ele se concentra em seus clientes e tem tempo para ouvir os seus desafios. “Acho que o segredo é ouvir. Muitas vezes eu sinto que um designers traz um monte de idéias para a
mesa e normalmente são ótimas e isso é muito bom, mas a realidade é que, em um design de iluminação e no design de produção ainda estamos em uma indústria de serviços; ainda precisamos ouvir os nossos clientes e realmente tentar
muito especificamente resolver o problema para eles“, explica Methot.

Uma vez que ele entende os problemas, ele pode trabalhar para encontrar a solução certa. “O pêssego perfeito no prato perfeito. Isso é algo que ficou comigo por 20 anos depois da faculdade“, diz Methot. O pêssego perfeito no prato perfeito, na verdade.

Você já é usuário do Vectorworks?   Ainda não é usuário Vectorworks?
Faça aqui uma simulação do investimento para atualizar sua licença   Solicite aqui uma proposta para aquisição de uma licença
Clique para ampliar

 

Comercial / Suporte / Administrativo
comercial@cadtec.com.br
Rod. Raposo Tavares, Km 22
bloco F sala 215

Tel.: (55) 11-3849-8257

Treinamento
cursos@cadtec.com.br
Rua Helena, 218 - cj. 1308
São Paulo - SP