Matteo Thun
 

 

Superando os Limites do Design
 

Empresa: Matteo Thun & Partners
Localização: Milão, Itália

   
Matteo Thun é um arquiteto de renome mundial na área de designer de interiores e designer de produto. Ele
começou seus estudos com o artista austríaco, dramaturgo e poeta Oskar Kokoschka na Academia de Salzburgo
em 1968 e recebeu seu diploma de arquitetura da Universidade de Florença, em 1975, enquanto trabalhava com o arquiteto italiano Adolfo Natalini.
 

Em 1978, Thun se mudou para Milão, onde começou a colaborar com o famoso arquiteto e designer italiano Ettore Sottsass. Pouco tempo depois, em 1981, Thun, Sottsass e outros designers de destaque, incluindo Andrea Branzi,
Aldo Cibic, Michele de Lucchi e Michael Graves formaram o Memphis Group, que revolucionou no início dos anos 80 a abordagem de projetar e foram além, dobrando formas enquanto conservava a sua função com cores fluorescentes; superfícies brilhantes; assimétricas, formas distorcidas, e padrões de laminados ondulados. Thun
foi nomeado para presidente de Design de Produtos e Cerâmicas pela Academia de Viena para Artes Aplicadas, em 1982. Ele deixou o grupo Memphis em 1984 e partiu sozinho para fundar seu estúdio Matteo Thun com base em Milão. De 1990-1993, Thun também atuou como o diretor criativo da lendária marca de relógios suíço, Swatch.

LUTANDO PARA A LONGEVIDADE

Mais de 25 anos após sua criação, a Matteo Thun & Partners (MTP) continua crescendo rapidamente e com flexibilidade, alimentado por uma equipe internacional com cerca de 50 arquitetos, decoradores, estilistas, designers de produto, e designers gráficos fluentes em Inglês, Alemão, e Italiano.

Esta talentosa equipe concentra sua atenção na arquitetura para espaços comerciais e residenciais, incluindo espaços públicos ao redor do mundo; design de interiores para restaurantes, hotelarias, lojas e até mesmo projetos de produtos que vão desde móveis, iluminação e produtos para alimentos e bebidas - como o onipresente illy cup. Thun tem trabalhado com marcas como: Bulgari, Campari®, CocaCola®, Fila, KFC®, Philips®, Porsche
Design®, Swarovski, Swatch®, Villeroy & Boch, e muitos outros ícones internacionais.

Por seu trabalho, a PMP tem atraído uma série de reconhecimentos. A empresa ganhou recentemente o Good Design Award, o Simon Taylor Award para o Lifetime Achievement pela revista Designer, O Green Good Design Award, e Produto do Ano pelo UK Grand Designs. Além disso, o Side Hotel em Hamburgo foi escolhido como o "Hotel do Ano" em 2011 pelo design de interior, iluminação e design de produto de Thun. O Vigilius Mountain Resort ganhou o Wallpaper® Design Award em 2004, e o Radisson SAS Frankfurt foi escolhido como o melhor hotel inaugurado naquele ano no Worldwide Hospitality Awards em 2005.

Thun também recebeu o cobiçado Prix Acier Construction Award para a Unidade de Negócios Estratégicos da Hugo Boss na Suíça, em 2007. Ele ganhou o prestigiado ADI Compasso d'Oro três vezes, e foi introduzido no Hall da Fama de Design de Interiores, em Nova York em 2004. Ele é um membro do RIBA, a Associação Real dos Arquitetos Britânicos.

A abordagem holística de Thun para projetar concentra-se na longevidade em diversas áreas. "A arquitetura
significa projetar a alma do lugar", diz ele. "Isto implica em estética, econômia e sustentabilidade tecnológica. Isto
significa que para criar uma síntese do existente, o efeito, deve ser no local. A solução é diferente em cada lugar."
Na amplitude do trabalho que ele criou, a sustentabilidade é um denominador comum, mesmo para diferentes
projetos. O design do produto, também, é destinado a ser duradouro. "O design do produto deve refletir a alma da marca. É arquitetura de gestos simples, puros e bonitos para servir a um cotidiano que vai bem além da nossa vida presente. Menos peso e mais luz é fundamental", diz Thun. "Criamos produtos que contam idéias sem palavras — produtos que são móveis, pois a vida contemporânea é nômade. Criamos produtos que contam histórias de sustentabilidade porque as necessidades ambientais pedem isso."

“Arquitetura significa projetar a alma do lugar.” – Matteo Thun

A ARTE SE TORNA MAIOR QUE A VIDA NA UNIDADE DE NEGOCIOS ESTRATEGICOS DA HUGO BOSS

Situado contra as florestas verdejantes de Canton Ticino em Coldrerio, Suíça, a sede da Hugo Boss incorpora transparência e luz. Com três andares que mede 14.460 metros quadrados, o edifício apresenta áreas públicas, salas de conferência, um showroom e escritórios para mais de 300 pessoas. Um grande hall repleto de sol forma o centro do lugar - absorventes paredes de madeira em dois andares superiores amortecem os diferentes espaços
de trabalho. O efeito natural lhe envolve, até mesmo na entrada, você está cercado por folhas espelhadas verticais que captura um fluxo de água em cascata.

Este edifício limpo revestido de vidro, aço e concreto é suavizado consideravelmente por uma grande e arredondada cesta feita de uma treliça de madeira que estica-se sobre sua forma como a ponta de um bumerangue suspenso. Arejado e natural, que também serve para proteger o edifício do sol e do tempo. Ela permanece fixada em varandas como um tributo maior que a vida a Hugo Boss, simbolicamente dizendo a história
do ícone têxtil como ele entrelaça a história do próprio edifício.

“Sustentabilidade começa a partir de dentro. Relações mais humanas e expressões de criatividade acontecem no interior dos edifícios, assim como a maioria das coisas da nossa vida. Isso significa que as culturas e as estruturas sociais representam o design interior e é chamado para servir, no interior do edifício que nós projetamos, para poupar recursos e energia." – Matteo Thun

Thun ouviu atentamente o meio envolvente, até mesmo além da empresa. "A arquitetura tem um professor, o genius loci (espírito do lugar)", explica ele. "Isso nos diz como desenhar um projeto que respeite a cultura e natureza em um território onde somos chamados a construir. Ouvindo o genius loci, as nossas ideias se adaptam a história e a geografia.

Assim, surge uma arquitetura que aproveita ao máximo as tradições locais e novas tecnologias para criar soluções sustentáveis, poupar recursos, gerar resultados econômicos mensuráveis, contribuindo para a beleza." Ele e sua equipe integraram o edifício perfeitamente dentro de sua localização, escolhendo materiais sustentáveis pré-fabricados para acessibilidade e eficiência no processo de construção, projetando uma sede moderna, com conforto e sustentabilidade, com sistemas de gestão que otimizam aquecimento e refrigeração, luz, e muitos outros
recursos para o amplo espaço aberto. O edifício foi concluído em 2006.

Thun e sua equipe também projetou os espaços interiores para refletir a abertura e a sustentabilidade do exterior. Thun diz, “Sustentabilidade começa a partir de dentro. Relações mais humanas e expressões de criatividade
acontecem no interior dos edifícios, assim como a maioria das coisas da nossa vida. Isso significa que as culturas e as estruturas sociais representam o design interior e é chamado para servir, no interior de edifícios que nós projetamos, para poupar recursos e energia. Assim, um design interior surge como algo simples e essencial, e a luz por causa da transparência da sua forma e função."

Para realizar o projeto foi um desafio em relação ao tempo. "Trabalhar com uma empresa da moda significa velocidade", diz Thun. "Além disso, precisávamos encontrar uma solução que funcionasse sem paredes para criar
escritórios que permitisse que as equipes criativas interagissem." Ele e sua equipe contaram com o Vectorworks Architect® para conceber uma solução inovadora para as necessidades do espaço, a rápida criação e atualização de plantas, cortes, detalhes, desenhos mobiliário, iluminação, elétrica e teto refletido de design conceitual através de desenhos executivos. Ao dividir as camadas do edifício, ele foi capaz de definir os níveis de construção e verficar as espessuras dos objetos.

Para o design de interiores, ele usou camadas personalizadas para definir paredes, pisos, iluminação, elementos elétricos, tetos, portas, móveis e muito mais—e, em seguida, usou classes para definir a espessura e as propriedades das linhas. Além da eficiência técnica do software, diz Thun, "Vectorworks é muito útil para um resultado final gráfico. Com o Vectorworks, conseguimos uma apresentação final que também é muito técnica.
Além disso, ele imediatamente faz o estilo proposto, materiais e cores visíveis, dando uma visão clara de disposição do projeto e estilo. "Quando desafiado a explicar o que o inspira, Thun diz, "É sempre o próximo projeto." A partir de uma base inovadora e um belo trabalho que é em si uma prova de longevidade, é o sonho inacabado que ainda acena.

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