QUANDO A ESTRADA LEVA
VOCÊ
A jornada de Jeppe Utzon tomou
algumas reviravoltas interessantes
depois da escola. Depois de
um curto período de tempo na
empresa de seu tio, deixou a
arquitetura após três anos para
começar uma companhia chamada
Motion Graphics Flicker com um
amigo artista. “Foi muito divertido
porque era totalmente diferente
da arquitetura já que estávamos
trabalhando com aspectos
diferentes de design”, observa ele.
Esta experiência deu a Jeppe uma
inestimável habilidade com artes
gráficas e design de movimento,
que mais tarde iria influenciar
seu trabalho.
Ele voltou para o
campo da arquitetura em 2002
e incorporou mais trabalhos de
design em seu portfolio. Jeppe
agora projeta tanto residencias até projetos habitacionais, bem como
utensílios de cozinha e produtos
eletrônicos. Como é que ele ver
a arquitetura versus o design de
produto? "É como a diferença entre
fazer um filme inteiro e um efeito
de som“, diz ele. “Em uma casa,
há uma série de projetos de design
de pequeno porte que juntos têm
que se unir em sinfonia, enquanto
design de produto é basicamente
um único.” Ele gosta de ambos.
Jeppe vem de uma família
conhecida de arquitetos e
designers. “Todo mundo está em algo criativo”, observa ele.
Seu bisavô era um designer
de barcos, e seu avô era Jørn
ganhador do Pritzker Architecture
Prize Laureate 2003. Quando as
discussões de família se voltam
para a arquitetura, os arquitetos
compartilham a mesma ideologia
básica. “Nós praticamente
concordamos com tudo. É difícil
iniciar um debate quando todos
concordam. Ao invés de falar sobre
projetos específicos, discutimos
a ideologia na arquitetura, como
o que é arquitetura boa e o que é arquitetura ruim, o que é o
jeito errado de fazer isso e qual é o caminho certo para fazê-lo“, diz ele. “Então, de certa maneira
como nos comunicamos muito bem
como podemos separar o estilo
de ideologia quando se discute
arquitetura.
“Se você esperar para sair e
tornar o edifício perfeito, você vai morrer um arquiteto muito
decepcionado ... você nunca vai
conseguir exatamente o que você queria. Mas eu também acho que é muito interessante não estar
completamente no controle.“ – Jeppe Utzon
Os estilos arquitetônicos, de fato,
são diferentes na minha família,
nós esculpir de forma diferente.
Por exemplo, eu poderia fazer
uma arquitetura mais curvilínea,
enquanto meu tio tenderia mais para
linhas retas. Portanto, temos uma
ligeira tendência diferente artística,
mas todos nós tentamos a melhor
arquitetura.“ Jeppe foi desenhista de arquitetura
por causa de sua combinação de
aspectos criativos e matemática. “Eu tentei ser pintor de artes, mas é realmente difícil quando eu não
tenho um resumo. Eu sou mais
adequado para resolver problemas.“
Surpreendentemente, o avô famoso,
primeiro o desencorajava antes
de se tornar um arquiteto. Quando
Jeppe decidiu abandonar seu sonho
de se tornar um biólogo marinho
para ser arquiteto, Jørn pediu-lhe
que reconsiderasse, argumentando
que o campo da arquitetura é muito
frustrante, pois é extremamente
provável que você não vai projetar
um edifício único com o qual você vai ser completamente satisfeito. Pelo
menos essa foi a sua experiência.
“E eu acho que isso é realmente
verdade”, diz Jeppe. “Se você esperar para sair e tornar o edifício
perfeito, você vai morrer um arquiteto
muito decepcionado. Arquitetura é provavelmente um dos campos mais
complexos da área criativa, porque
são muitas pessoas e negócios que
colaboram para fazer um edifício. E
quanto mais pessoas envolvidas e
quanto mais complexo for o projeto,
mais difícil será para você como
um arquiteto para permanecer no
controle. E, basicamente, algumas
coisas vão escapar até mesmo
para o arquiteto mais diligente em
cada projeto. Então, você nunca
vai conseguir exatamente o que
você queria. Mas eu também acho
que é muito interessante não estar
no controle completamente. Eu
acho que é um dos aspectos mais
importantes de uma arquitetura que
a torna tão interessante. Você não
pode controlar tudo, mesmo que
você tente algumas pessoas vão tomar decisões sem lhe pedir, você vai pensar que algo vai funcionar
e não vai, você vai ter algumas
surpresas que você não planejou.
Na verdade, que se você obter
exatamente o que você esperava,
eu acho que provavelmente seria
muito chato. No final, eu acredito
firmemente que o que torna
frustrante na arquitetura é também o
que o torna tão interessante. E como
você amadurece como arquiteto
também parece que de alguma
forma aprende a fazer os aspectos
imprevisíveis ou incontroláveis
trabalhar a seu favor e que fazem
seus projetos ficarem ainda melhor.“
A filosofia do Jeppe produziu alguns
resultados felizes e inesperados.
Por sua inovadora churrasqueira da
Electrolux Jeppe Utzon BBQ-Jeppe,
ele ganhou o Prêmio International
de Design Australiano em 2006,
AustraliaTM Good Design, prêmio
também concedido a produtos
de marcas conhecidas como
Samsung e Philips. Ele também
recebeu o U.S. Bottom Line Design
Award em 2006 para “Ingenuity
in Business Success”, uma honra
conferida também da Apple®. Em
2010 Jeppe ganhou uma bolsa
da Fundação Nacional de Artes
Dinamarquesa para prosseguir o
seu trabalho de design. E em 2011-
2012 foi nomeado o embaixador
arquitetónico de Bo Bedre- a premier
revista de design dinamarquesa.
UM DESIGN PARA OS OUTROS
355 DIAS
Em 2003, Jeppe foi abordado pela
gigante Electrolux para criar uma
churrasqueira high-end para o
mercado australiano. Sua inspiração
para a grade foi influenciada por
sua experiência do clima nativo
dinamarquês. “Meu ponto de vista
básico de churrascos foi que eles são
muito legais para cozinhar quando
você está fazendo o churrasco, mas
quando você não está, eles estão
em seu caminho e principalmente,
são feios. Se você fizer churrascos
dez vezes por ano você tem 355
dias que você não faz. Então, eu
estava tentando lidar com isso como
um problema, eu queria torná-lo útil quando não estiver em uso.“
Jeppe o fez em aço inoxidável,
contemporâneo e elegante e
uma mesa Corian com painéis de
cobertura móveis que abrem para
revelar a grelha e a chapa quente.
Estes painéis podem ser facilmente
fechado quando não estiver em uso,
tornando a grade sempre limpa e
bonita. A churrasqueira artesanal
esgotou sua primeira produção duas
vezes a um preço de varejo de $
7.100 USD.
Jeppe Utzon abordou várias questões
de design quando desenvolveu os
conceitos para a churrasqueira.
O principal obstáculo, porém, foi
mantê-la simples. Então, ao invés
de acumular recursos Jeppe tentou fazer a churrasqueira tão simples
quanto possível, mesmo se fosse um
produto técnico. Ele ficou satisfeito
com o resultado, “Foi divertido para
resolver algo tão simples, porque só há espaço para uma ou duas idéias
em um produto como este. Gosto
de simplificar as coisas, não há necessidade de complicar as coisas,
porque as coisas ficam complicadas
por si só.“
Trabalhando com o Vectorworks® e
vários outros aplicativos, Jeppe Utzon
criou o design do grill em diferentes
perspectivas e materiais, utilizando
um fluxo de trabalho paralelo. Com o
programa Vectorworks, ele completou
as seções de elevação e plano. Então
ele criou um modelo artesanal real
em 3D e até mesmo renderizou o
desenho para um outro olhar. Ele
também usou software de desenho
para desenhar o projeto em 3D e
até mesmo escreveu sobre ele.
Esta é a maneira típica que Jeppe se
aproxima de um projeto. “Os meios
de comunicação ajudam a trabalhar
melhor. Tudo ajuda. Cada tipo de
mídia tem certas qualidades no que
diz respeito a revelar as qualidades
de um design e suas deficiências.“ Jeppe normalmente assisti por partes
uma seqüência de animação em 3D
como ele se demorassem mais de
trinta minutos ou mais.” Eu também
acho que é muito importante apenas
sentar-se e retardar o processo.” Jeppe é pensativo sobre o processo
de criação. Em um mundo regido
por prazos e transformações, ele
salienta a importância de ter tempo
suficiente para completar um bom
projeto. “Você nunca sabe quando
a idéia vai chegar. Quanto mais
tempo eu tenho para pensar, melhor
a chance de ter uma boa idéia“, diz
ele.
Através do boca a boca, Jeppe
Utzon recebeu oportunidades para
realizar vários projetos residenciais,
e um dos primeiros foi chamado Æblehaven. Para esta casa, Jeppe
pensou nos próximos oito anos,
quando um dos proprietários da
casa iria estar usando uma cadeira
de rodas devido a um problema
de saúde degenerativa. Jeppe
desenhou a casa inteira para ser
acessível, sem escadas e poucas
portas.
Na verdade, a única porta
interior da casa é a porta do
banheiro. Jeppe também desenhou
a casa para ter uma versatilidade
maior em entretenimento. Ele
formou grandes cortinas de lã que
podem ser abertos para criar um
grande espaço arejado ou fechados
para salas menores. Estas cortinas
coloridas também podem ser
facilmente deslocadas para uma
maior acessibilidade da cadeira de
rodas.
“A característica mais importante
de um software de design na minha
opinião é o programa permitir
que você faça exatamente o que
você quer fazer e ficar fora do seu
caminho.” – Jeppe Utzon
Para criar uma continuidade em
toda a casa, Jeppe personalizou
cada detalhe. Ele desenhou os
azulejos ornamentados de carvalho
e também desenhou as cortinas
em tons de laranja e cinza para
combinar com o pôr do sol, que
pode ser visto a partir do oeste de
frente para casa. Mesmo os tijolos,
perfeitamente feitos depois de
muitas tentativas, foram disparados
na temperatura ideal. Olhando para
além da estética, Jeppe também
incluiu cerca de 30 armários
para acomodar os requisitos de
armazenamento significativos.
“Tudo isso foi feito sob encomenda
e foi realmente muito divertido”, diz
ele. “Os clientes ainda me chama a
cada três meses e me dizem como
eles estão felizes.” Æblehaven, localizado na ilha de
Funen, na Dinamarca, levou cerca
de três meses para ser desenhado
e um ano para ser construido. “Eu
projetei em Vectorworks e Cinema
4D”, Jeppe diz. “A característica
mais importante de um software
de design na minha opinião é o
programa permitir que você faça
exatamente o que você quer fazer
e ficar de fora do seu caminho.
Eu odeio caixas de diálogo com
paixão, porque cada vez que
aparece você está sendo levado
forçadamente embora de seu
trabalho, e você tem que fazer
algum tipo de decisão antes que
você possa voltar ao seu desenho.
No programa Vectorworks eu
estou desenhando em uma
folha de papel, basicamente. Eu
estou olhando para ele. Eu estou
tentando chegar o mais próximo
possível da maneira clássica de desenho e, basicamente, eu só quero
um aplicativo CAD que é realmente
bom em desenhar vários tipos de
linhas. Não deve ser técnico, mas
deixe-me tão livre no design quanto
possível. A maioria dos arquitetos
só querem saber uma boa maneira
de desenhar linhas. “Ele prefere o
Vectorworks do que outros pacotes
de software de design porque é
mais estético. Ele não fica em seu
caminho, é uma forma mais intuitiva e
natural para desenhar.
INSPIRAÇÕES E ASPIRAÇÕES
“Claro, meu avô e minha família”,
Jeppe diz quando perguntado
sobre quem o inspirou. Ele também
menciona Kenzo Tange, o arquiteto
japonês. E ele é nostálgico para
o passado. “Hoje, eu acho que há uma tendência para apressar as
coisas demais. Eu não sei por que,
na verdade. Acho que todo arquiteto
quer um tempo, tanto quanto
possível, mas talvez os clientes estão
empurrando e os arquitetos não
estão exigindo tempo suficiente.
Eu acho que é importante ter tempo
suficiente para torná-lo tão bom
quanto você pode fazê-lo. Tempo
para contemplar e deixar seus
projetos evoluir e amadurecer. “
As
visões de Jeppe mudaram desde que
ele entrou no campo da arquitetura. “Quando você vai para a escola
você é muito idealista e, em seguida,
quando você sai o mundo funciona
de forma diferente. Eu acho que com
a arquitetura, o maior projeto tem
mais chances de não passar. Leva
apenas uma coisa para parar um
projeto, e quanto maior for o projeto,
há mais coisas para detê-lo. E se
você fizer algo mais pé no chão e
não desafiar o cliente há uma maior
chance do projeto ser aprovado,
mas o projeto também vai ser mais
chato. A vida é muito curta para fazer
projetos chatos.“
“Se você fizer algo mais pé no chão e
não desafiar o cliente há uma maior
chance do projeto ser aprovado,
mas o projeto também vai ser mais
chato. A vida é muito curta para fazer
projetos chatos.” – Jeppe Utzon |