Jeppe Utzon
 

 

Pensando em Design na Denmark
 

Empresa: Jeppe Utzon Architecture & Design
Localização: Copenhague, Dinamarca

   
Jeppe Utzon fundou sua empresa de arquitetura e design em 2004. Ele havia se formado na Royal Danish Academy of Fine Arts, School of Architecture em Copenhagen, Dinamarca, e passou um ano estudando em Paris como parte de um programa cultural. Após graduar-se com licenciatura em arquitetura, em janeiro de 1999, Jeppe trabalhou com seu tio, Kim Utzon, e seu pai, Jan Utzon, em seus respectivos escritórios de arquitetura. Seu avô, Jørn Utzon, foi o arquiteto que criou The Sydney Opera House, e Jeppe Utzon continua uma tradição de família rica através de seu trabalho na arte da
arquitetura.
 

QUANDO A ESTRADA LEVA VOCÊ

A jornada de Jeppe Utzon tomou algumas reviravoltas interessantes depois da escola. Depois de um curto período de tempo na empresa de seu tio, deixou a arquitetura após três anos para começar uma companhia chamada Motion Graphics Flicker com um amigo artista. “Foi muito divertido porque era totalmente diferente da arquitetura já que estávamos trabalhando com aspectos diferentes de design”, observa ele. Esta experiência deu a Jeppe uma
inestimável habilidade com artes gráficas e design de movimento, que mais tarde iria influenciar seu trabalho.

Ele voltou para o campo da arquitetura em 2002 e incorporou mais trabalhos de design em seu portfolio. Jeppe agora projeta tanto residencias até projetos habitacionais, bem como utensílios de cozinha e produtos eletrônicos. Como é que ele ver a arquitetura versus o design de produto? "É como a diferença entre fazer um filme inteiro e um efeito de som“, diz ele. “Em uma casa, há uma série de projetos de design de pequeno porte que juntos têm que se unir em sinfonia, enquanto design de produto é basicamente um único.” Ele gosta de ambos.

Jeppe vem de uma família conhecida de arquitetos e designers. “Todo mundo está em algo criativo”, observa ele. Seu bisavô era um designer de barcos, e seu avô era Jørn ganhador do Pritzker Architecture Prize Laureate 2003. Quando as
discussões de família se voltam para a arquitetura, os arquitetos compartilham a mesma ideologia básica. “Nós praticamente concordamos com tudo. É difícil iniciar um debate quando todos concordam. Ao invés de falar sobre
projetos específicos, discutimos a ideologia na arquitetura, como o que é arquitetura boa e o que é arquitetura ruim, o que é o jeito errado de fazer isso e qual é o caminho certo para fazê-lo“, diz ele. “Então, de certa maneira como nos comunicamos muito bem como podemos separar o estilo de ideologia quando se discute arquitetura.

“Se você esperar para sair e tornar o edifício perfeito, você vai morrer um arquiteto muito decepcionado ... você nunca vai conseguir exatamente o que você queria. Mas eu também acho que é muito interessante não estar
completamente no controle.“ – Jeppe Utzon

Os estilos arquitetônicos, de fato, são diferentes na minha família, nós esculpir de forma diferente. Por exemplo, eu poderia fazer uma arquitetura mais curvilínea, enquanto meu tio tenderia mais para linhas retas. Portanto, temos uma
ligeira tendência diferente artística, mas todos nós tentamos a melhor arquitetura.“ Jeppe foi desenhista de arquitetura
por causa de sua combinação de aspectos criativos e matemática. “Eu tentei ser pintor de artes, mas é realmente difícil quando eu não tenho um resumo. Eu sou mais adequado para resolver problemas.“

Surpreendentemente, o avô famoso, primeiro o desencorajava antes de se tornar um arquiteto. Quando Jeppe decidiu abandonar seu sonho de se tornar um biólogo marinho para ser arquiteto, Jørn pediu-lhe que reconsiderasse, argumentando que o campo da arquitetura é muito frustrante, pois é extremamente provável que você não vai projetar
um edifício único com o qual você vai ser completamente satisfeito. Pelo menos essa foi a sua experiência.

“E eu acho que isso é realmente verdade”, diz Jeppe. “Se você esperar para sair e tornar o edifício perfeito, você vai morrer um arquiteto muito decepcionado. Arquitetura é provavelmente um dos campos mais complexos da área criativa, porque são muitas pessoas e negócios que colaboram para fazer um edifício. E quanto mais pessoas envolvidas e quanto mais complexo for o projeto, mais difícil será para você como um arquiteto para permanecer no controle. E, basicamente, algumas coisas vão escapar até mesmo para o arquiteto mais diligente em cada projeto. Então, você nunca vai conseguir exatamente o que você queria. Mas eu também acho que é muito interessante não estar no controle completamente. Eu acho que é um dos aspectos mais importantes de uma arquitetura que a torna tão interessante. Você não pode controlar tudo, mesmo que você tente algumas pessoas vão tomar decisões sem lhe pedir, você vai pensar que algo vai funcionar e não vai, você vai ter algumas surpresas que você não planejou. Na verdade, que se você obter exatamente o que você esperava, eu acho que provavelmente seria muito chato. No final, eu acredito firmemente que o que torna frustrante na arquitetura é também o que o torna tão interessante. E como você amadurece como arquiteto também parece que de alguma forma aprende a fazer os aspectos imprevisíveis ou incontroláveis trabalhar a seu favor e que fazem seus projetos ficarem ainda melhor.“

A filosofia do Jeppe produziu alguns resultados felizes e inesperados. Por sua inovadora churrasqueira da Electrolux Jeppe Utzon BBQ-Jeppe, ele ganhou o Prêmio International de Design Australiano em 2006, AustraliaTM Good Design, prêmio também concedido a produtos de marcas conhecidas como Samsung e Philips. Ele também recebeu o U.S. Bottom Line Design Award em 2006 para “Ingenuity in Business Success”, uma honra conferida também da Apple®. Em
2010 Jeppe ganhou uma bolsa da Fundação Nacional de Artes Dinamarquesa para prosseguir o seu trabalho de design. E em 2011- 2012 foi nomeado o embaixador arquitetónico de Bo Bedre- a premier revista de design dinamarquesa.

UM DESIGN PARA OS OUTROS 355 DIAS

Em 2003, Jeppe foi abordado pela gigante Electrolux para criar uma churrasqueira high-end para o mercado australiano. Sua inspiração para a grade foi influenciada por sua experiência do clima nativo dinamarquês. “Meu ponto de vista
básico de churrascos foi que eles são muito legais para cozinhar quando você está fazendo o churrasco, mas quando você não está, eles estão em seu caminho e principalmente, são feios. Se você fizer churrascos dez vezes por ano você tem 355 dias que você não faz. Então, eu estava tentando lidar com isso como um problema, eu queria torná-lo útil quando não estiver em uso.“

Jeppe o fez em aço inoxidável, contemporâneo e elegante e uma mesa Corian com painéis de cobertura móveis que abrem para revelar a grelha e a chapa quente. Estes painéis podem ser facilmente fechado quando não estiver em uso,
tornando a grade sempre limpa e bonita. A churrasqueira artesanal esgotou sua primeira produção duas vezes a um preço de varejo de $ 7.100 USD.

Jeppe Utzon abordou várias questões de design quando desenvolveu os conceitos para a churrasqueira. O principal obstáculo, porém, foi mantê-la simples. Então, ao invés de acumular recursos Jeppe tentou fazer a churrasqueira tão simples quanto possível, mesmo se fosse um produto técnico. Ele ficou satisfeito com o resultado, “Foi divertido para
resolver algo tão simples, porque só há espaço para uma ou duas idéias em um produto como este. Gosto de simplificar as coisas, não há necessidade de complicar as coisas, porque as coisas ficam complicadas por si só.“

Trabalhando com o Vectorworks® e vários outros aplicativos, Jeppe Utzon criou o design do grill em diferentes
perspectivas e materiais, utilizando um fluxo de trabalho paralelo. Com o programa Vectorworks, ele completou
as seções de elevação e plano. Então ele criou um modelo artesanal real em 3D e até mesmo renderizou o desenho para um outro olhar. Ele também usou software de desenho para desenhar o projeto em 3D e até mesmo escreveu sobre ele.

Esta é a maneira típica que Jeppe se aproxima de um projeto. “Os meios de comunicação ajudam a trabalhar melhor. Tudo ajuda. Cada tipo de mídia tem certas qualidades no que diz respeito a revelar as qualidades de um design e suas deficiências.“ Jeppe normalmente assisti por partes uma seqüência de animação em 3D como ele se demorassem mais de trinta minutos ou mais.” Eu também acho que é muito importante apenas sentar-se e retardar o processo.” Jeppe é pensativo sobre o processo de criação. Em um mundo regido por prazos e transformações, ele salienta a importância de ter tempo suficiente para completar um bom projeto. “Você nunca sabe quando a idéia vai chegar. Quanto mais tempo eu tenho para pensar, melhor a chance de ter uma boa idéia“, diz ele.

Através do boca a boca, Jeppe Utzon recebeu oportunidades para realizar vários projetos residenciais, e um dos primeiros foi chamado Æblehaven. Para esta casa, Jeppe pensou nos próximos oito anos, quando um dos proprietários da casa iria estar usando uma cadeira de rodas devido a um problema de saúde degenerativa. Jeppe desenhou a casa inteira para ser acessível, sem escadas e poucas portas.

Na verdade, a única porta interior da casa é a porta do banheiro. Jeppe também desenhou a casa para ter uma versatilidade maior em entretenimento. Ele formou grandes cortinas de lã que podem ser abertos para criar um grande espaço arejado ou fechados para salas menores. Estas cortinas coloridas também podem ser facilmente deslocadas para uma maior acessibilidade da cadeira de rodas.

“A característica mais importante de um software de design na minha opinião é o programa permitir que você faça exatamente o que você quer fazer e ficar fora do seu caminho.” – Jeppe Utzon

Para criar uma continuidade em toda a casa, Jeppe personalizou cada detalhe. Ele desenhou os azulejos ornamentados de carvalho e também desenhou as cortinas em tons de laranja e cinza para combinar com o pôr do sol, que pode ser visto a partir do oeste de frente para casa. Mesmo os tijolos, perfeitamente feitos depois de muitas tentativas, foram disparados na temperatura ideal. Olhando para além da estética, Jeppe também incluiu cerca de 30 armários para acomodar os requisitos de armazenamento significativos.

“Tudo isso foi feito sob encomenda e foi realmente muito divertido”, diz ele. “Os clientes ainda me chama a cada três meses e me dizem como eles estão felizes.” Æblehaven, localizado na ilha de Funen, na Dinamarca, levou cerca de três meses para ser desenhado e um ano para ser construido. “Eu projetei em Vectorworks e Cinema 4D”, Jeppe diz. “A característica mais importante de um software de design na minha opinião é o programa permitir que você faça
exatamente o que você quer fazer e ficar de fora do seu caminho. Eu odeio caixas de diálogo com paixão, porque cada vez que aparece você está sendo levado forçadamente embora de seu trabalho, e você tem que fazer algum tipo de decisão antes que você possa voltar ao seu desenho. No programa Vectorworks eu estou desenhando em uma folha de papel, basicamente. Eu estou olhando para ele. Eu estou tentando chegar o mais próximo possível da maneira clássica de desenho e, basicamente, eu só quero um aplicativo CAD que é realmente bom em desenhar vários tipos de linhas. Não deve ser técnico, mas deixe-me tão livre no design quanto possível. A maioria dos arquitetos só querem saber uma boa maneira de desenhar linhas. “Ele prefere o Vectorworks do que outros pacotes de software de design porque é
mais estético. Ele não fica em seu caminho, é uma forma mais intuitiva e natural para desenhar.

INSPIRAÇÕES E ASPIRAÇÕES

“Claro, meu avô e minha família”, Jeppe diz quando perguntado sobre quem o inspirou. Ele também menciona Kenzo Tange, o arquiteto japonês. E ele é nostálgico para o passado. “Hoje, eu acho que há uma tendência para apressar as
coisas demais. Eu não sei por que, na verdade. Acho que todo arquiteto quer um tempo, tanto quanto possível, mas talvez os clientes estão empurrando e os arquitetos não estão exigindo tempo suficiente. Eu acho que é importante ter tempo suficiente para torná-lo tão bom quanto você pode fazê-lo. Tempo para contemplar e deixar seus projetos evoluir e amadurecer. “

As visões de Jeppe mudaram desde que ele entrou no campo da arquitetura. “Quando você vai para a escola você é muito idealista e, em seguida, quando você sai o mundo funciona de forma diferente. Eu acho que com a arquitetura, o maior projeto tem mais chances de não passar. Leva apenas uma coisa para parar um projeto, e quanto maior for o projeto, há mais coisas para detê-lo. E se você fizer algo mais pé no chão e não desafiar o cliente há uma maior chance do projeto ser aprovado, mas o projeto também vai ser mais chato. A vida é muito curta para fazer projetos chatos.“

“Se você fizer algo mais pé no chão e não desafiar o cliente há uma maior
chance do projeto ser aprovado, mas o projeto também vai ser mais chato. A vida é muito curta para fazer projetos chatos.” – Jeppe Utzon

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